Bastidores da Dança | 30/8, 31/8 e 1/9
Ciclo de três palestras (Caixa-Preta, Uma Roupa que Dança e Vida de Bailarino), ministradas por Inês Bogéa, sobre o universo da dança cênica. Sala 01.
A cada encontro o público poderá conhecer mais de perto elementos da arte da Dança. As palestras utilizam-se de vídeos e durante a projeção há pequenos intervalos para comentários e algumas experiências sensoriais visando a participação e maior percepção do público. Ao final da palestra, acontece um debate informal sobre as questões apresentadas.
Inscrições na Central de Atendimento pelo telefone (13) 32789800, de terça a sexta-feira, das 13h às 22h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.
Caixa-preta
Este encontro traz ao público um pouco da infinidade de elementos que estão nos bastidores de um espetáculo de dança. O formato do palco, as diferentes iluminações, os cenários, a música e o formato das roupas: tudo afeta tudo e determina em grande medida o que se vê na cena. Os artistas, técnicos, produtores e diretores contam curiosidades do seu dia-a-dia.
Dias 30, terça, das 19h às 21h. Sala 1.
Uma Roupa que Dança
Essa palestra aborda a relação do figurino com a dança cênica, sua importância e evolução através do tempo. A dança cênica como conhecemos hoje tem origem nas cortes da Renascença, em grandes festas para promover os nobres e ressaltar sua importância. Perucas, saias longas, sapatos e outros adornos davam a forma do corpo e determinavam, em alguma medida, as possibilidades do movimento. A questão do espaço, da construção da dança, da sua forma e mesmo da percepção do espectador é determinada em grande medida pelo figurino, mesmo que este seja uma roupa do próprio artista ou a pele do próprio corpo.
Dia 31/8, quarta, das 19h às 21h. Sala 1.
Vida de Bailarino
Cada profissão tem especificidades reveladas somente para aqueles que a vivenciam. Ao mesmo tempo, há algo de comum a todos que se entregam com paixão a uma profissão. Este encontro apresenta, em vídeo, as histórias de alguns artistas da São Paulo Companhia de Dança, seus medos, desejos e alegrias. Inês Bogéa também trata do cotidiano do bailarino e das distintas etapas da carreira: a formação, a profissionalização e a transição para outra carreira dentro do próprio universo da dança.
Dia 1/9, quinta, das 19h às 21h. Sala 1.
Inês Bogéa é diretora da São Paulo Companhia de Dança. Doutora em artes (Unicamp, 2007), é professora no curso de especialização em Linguagens da Arte da Universidade de São Paulo/Maria Antônia, documentarista e escritora. Escreveu crítica de dança para a Folha de S.Paulo de 2001 a 2007. É autora de vários livros entre eles O Livro da Dança e Contos do Balé e organizadora de Sala de Ensaio, entre outros. Dirigiu mais de vinte e cinco documentários sobre dança, entre eles Renée Gumiel, a Vida na Pele, Maria Duschenes o Espaço do Movimento e Roseli Rodrigues – Poesia em Movimento.








































Deixe seu comentario!